.

Somos uma Associação de Usuários de Transportes Coletivos Rodoviários, Ferroviários, Hidroviários, Metroviários e Aéreos do Estado de São Paulo.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

NAVIO BATE EM BALSA EM SANTOS

Navio que bateu em balsa em Santos já tinha se envolvido em outro acidente

Acidente na noite de quinta-feira (23) causou pânico nos passageiros.
Ainda não se sabe se colisão foi causada por falha mecânica ou humana.

O navio que bateu em uma balsa quando deixava o Porto de Santos, no litoral de São Paulo, na noite de quinta-feira (23) já tinha se envolvido em outro acidente no local em maio deste ano. Na ocasião, o navio se desprendeu do terminal, onde estava atracado, e acabou atingindo outra embarcação.


O acidente foi pouco antes das 20h. A balsa que faz a travessia entre Santos e Guarujá estava com vários carros, e ainda não havia partido. O navio, que havia acabado de deixar o porto, a atingiu e provocou pânico nos motoristas.

“De repente começou a surgir um navio do nada, todo mundo achou normal. Daqui a pouco começou a aproximar, aproximar, e a gente viu que já estava em cima. Aí foi aquele pânico, todo mundo começou a gritar para tirar as crianças do carro e pular da balsa, que ia afundar, desespero total”, contou a funcionária pública Michele Vaz Amaral.


“Nós estávamos na balsa, aguardando ela sair. Estava atracada ainda. Veio um navio estrangeiro, cheio de contêineres. A medida que as pessoas que estavam na frente perceberam que o navio ia encostar na balsa, as pessoas se desesperaram e o navio pegou a frente da balsa.”, disse Cássia dos Santos Gaspar, também funcionária pública.

Além da balsa, o navio acertou um veleiro que estava vazio e em dois barcos de passeio. Os dois afundaram. Um deles foi resgatado danificado.

A Capitania dos Portos ainda não sabe afirmar se houve falha humana ou mecânica. As causas do acidente começam a ser apuradas nesta sexta-feira (24). Foi determinado que o comandante do navio, que seguiria para Itajaí, em Santa Catarina, permaneça no local.

A recomendação da Dersa, concessionária que administra a travessia das balsas, é que os motoristas evitem o trajeto nos horários de pico, entre 7h e 9h e 16h e 19h. Existe previsão de filas nesses horários. A recomendação é que eles utilizem a Rodovia Conêgo Domenico Rangoni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário