.

Somos uma Associação de Usuários de Transportes Coletivos Rodoviários, Ferroviários, Hidroviários, Metroviários e Aéreos do Estado de São Paulo.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

NOVOS ÔNIBUS COMEÇAM CIRCULAR NO DIA 28 DE JUNHO EM CUBATÃO

Os novos ônibus começam a circular no dia 28 de junho. São 43 veículos 0 Km e 12 adaptados a cadeirantes

TRANSPORTE COLETIVO.

Dia 28 de junho uma nova empresa estará nas ruas de Cubatão realizando o transporte coletivo do Município. Serão 43 ônibus zero Km, todos com três portas, 12 deles adaptados com elevadores para o transporte de cadeirantes. Quem realizará o serviço será a Viação Bom Jesus, que firmou contrato emergencial com a Prefeitura por seis meses.
O anúncio foi feito na tarde de ontem pela prefeita Marcia Rosa. Segundo ela, nesse período será realizada a licitação para a escolha da empresa que irá explorar o transporte público em Cubatão.
"Desde quando assumimos tentamos negociar a continuidade dos serviços prestados pela Piracicabana. Porém, não chegamos a um acordo. Não era possível um rompimento instantâneo porque o transporte público mexe com a vida de toda a população", explicou a prefeita.
De acordo com o superintendente da Companhia Municipal de Trânsito (CMT), Silvano Lacerda, três empresas foram procuradas para que o contrato emergencial de concessão fosse firmado e a Bom Jesus aceitou as exigências feitas pelo Município, entre elas a idade da frota, que deveria ser a mais nova possível. Com a Viação Bom Jesus os cobradores retornarão aos ônibus.
O valor da tarifa, atualmente de R$ 2,00, não será alterado. Os trabalhadores que atuarão na nova empresa serão contratados por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Cubatão e o sistema atual de integração na Rodoviária de Cubatão será extinto, adiantou a chefe do Executivo Municipal. Os munícipes que possuem o cartão eletrônico e vale transporte poderão utilizá-los até o próximo dia 27.
Depois desse período, eles somente serão aceitos nas linhas intermunicipais geridas pela Piracicabana. Conforme informou Silvano Lacerda, a CMT realizará uma campanha de divulgação nas mudanças nas linhas e com maiores detalhes sobre o novo serviço. Questionada se tentará novamente conseguir a concessão do transporte coletivo em Cubatão, a Viação Piracicabana informou que não se manifestará sobre o assunto. Sobre o futuro dos seus motoristas que trabalham na Cidade, a empresa informou que eles não serão demitidos.
Segundo a Prefeitura, a Viação Bom Jesus é do município de Bom Jesus dos Perdões, no Interior do Estado, e presta serviços, além na cidade natal, também em São Paulo.

DECISÃO JUDICIAL

No dia 9 de dezembro do ano passado o juiz da 1ª Vara do Fórum de Cubatão, Frederico dos Santos Messias, determinou a rescisão do contrato de prestação de serviço entre a Viação Piracicabana e a Prefeitura, em ação movida pela própria empresa. Na sentença, o juiz determinou que a companhia deveria manter os seus ônibus rodando na Cidade por até seis meses.
Após esse prazo, que expira em julho, a concessionária está autorizada a suspender o transporte. No mesmo processo, o Município foi condenado a pagar indenização à empresa pelos prejuízos que ela sofreu desde quando começou a operar em Cubatão, em 1999, até a efetiva paralisação do atendimento prestado. Um levantamento que consta como prova pericial no processo, dá conta de que o prejuízo da Piracicabana de 1999 a 2007 seria de R$ 17 milhões, causado, segundo a empresa, pela concorrência "desleal" com as lotações. A Prefeitura recorre da decisão.

DA REDAÇÃO de A Tribuna - THIAGO MACEDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário